O discurso do orador é um dos momentos mais esperados e emocionantes da formatura. O orador, é aquele aluno escolhido pela turma para representa-la através de um discurso lido na colação de grau. Para tal, o escolhido deve atender a técnicas e regras ao preparar o discurso e apresenta-lo ao público; produzir um texto que traga uma mensagem importante para turma que está se formando e que seja um texto capaz de motivar e inspirar. Para te ajudar, a Mude preparou cinco dicas para ajudar a você que foi eleito o orador da sua turma:
ESTRUTURE SEU PENSAMENTO
O modelo infalível para discursos de formatura segue a mesma estrutura básica de uma redação, dividida em três tópicos - com começo, meio e fim ou abertura, desenvolvimento e encerramento. Na abertura, se fazem os agradecimentos, o orador agradece a presença das autoridades, dos homenageados, convidados e formandos. No desenvolvimento, são feitas as menções a turma, e o andamento do discurso. No encerramento, são abordados os encadeamentos dessa nova etapa da vida da turma e se deixa um recado de apoio e incentivo considerando as perspectivas de futuro dos formandos prestes a iniciar suas vidas profissionais. Nesse caso, antes de começar a escrever seu discurso pense no tema de seu discurso e no que você gostaria de dizer, que rumo seguir e veja onde se encaixa.
COMENTE EXPERIÊNCIAS
Na hora da escrita do discurso comente as experiências vivenciadas na faculdade. Pense nos momentos marcantes de sua graduação, quais foram as situações chaves pelas quais a turma passou, lembre-se das pessoas que os acompanharam nessa trajetória, de um professor especial, de um colega que superou um grande desafio ou do funcionário que auxiliou a turma nos estudos e trabalhos acadêmicos. Mencionar essas situações e pessoas construirá um vínculo com a plateia e tornará seu discurso mais humano.
FAÇA CITAÇÕES
Fazer uma citação no seu discurso é uma forma de demonstrar conhecimento e capacidade de relacionar ideias. É sua oportunidade de diferenciar sua fala e afirmar seu conhecimento. A citação é o uso de uma ideia ou opinião de outra pessoa, ao usa-la você deve sempre referir-se ao autor. Então, pense em um ou mais trechos que corroborem com a mensagem que você quer transmitir, a citação deve estar de acordo com o que você está dizendo, bem usada ela vai tornar seu discurso mais interessante e atrativo.
SEJA ORIGINAL
Pergunte-se que mensagem você quer deixar na cabeça das pessoas e quais experiências sua que você tem que podem ajudar a deixar essa mensagem. Quanto mais diferente e original seu discurso for, maior a chance de agradar ao público e a sua turma. Para isso, fuja de frases prontas na hora de escrever o discurso, como é você quem vai lê-lo ele deve expressar sua personalidade.
CARISMA É TUDO
Pense que todos estarão prestando a atenção no que você irá dizer. Um bom orador deve evitar um tom de voz robótico e ensaiado, e manter um ritmo de leitura durante sua fala. Então, fale claramente – é fundamental que o público compreenda sua mensagem – mantenha o bom humor, sempre que possível olhe para a plateia, gesticule quando achar necessário, fique calmo e seja carismático.
Seguindo essas dicas, sem dúvida, seu discurso como orador será inesquecível!