A comissão de formatura é o grupo de formandos eleitos que ficam responsáveis por resolver os assuntos relacionados a formatura. Seu objetivo é tomar todas as decisões para a realização do evento. Assim, cada cargo deve ser preenchido de acordo com o perfil adequado para que tudo saia como planejado. Por mais diferentes que as comissões possam ser, existem ocupações clássicas e, geralmente, é dividida em cinco cargos. Veja quais são eles e suas funções:
1 – PRESIDENTE
O maior cargo da comissão de formatura é o do presidente. É ele quem responde e decide em nome da turma. É o líder do grupo. Além de convocar para as reuniões com os formandos e a empresa ele é o porta-voz das notícias e decisões da comissão para a turma. Ele, junto aos demais membros da comissão representaram legalmente a turma. Por essas responsabilidades quem ocupar esse cargo deve ser uma pessoa confiável, decidida e comunicativa e estar ciente das responsabilidades e dedicação exigidas pelo cargo.
2 – VICE-PRESIDENTE
O vice-presidente deve auxiliar o presidente na execução de suas funções. Se for necessário, é o vice-presidente quem representa ou substitui o presidente, assumindo suas atividades.
3 – SECRETÁRIO
O secretário é o responsável pela organização da comissão de formatura. Ele registra em atas as decisões tomadas nas reuniões, administra os documentos e os compromissos relacionados a formatura.
4 – TESOUREIRO
É o grande responsável pelo dinheiro da formatura. O tesoureiro cuida da parte financeira, controla o orçamento disponível para a formatura, faz cobranças, diz como o dinheiro foi ou deve ser utilizado. Quem ocupa esse cargo deve ser responsável, organizado e realista.
5 – PROMOTOR DE EVENTOS
É responsável pela comunicação e relações públicas da comissão de formatura. Sua função é pensar em estratégias, organizar eventos, buscar patrocínios e promover ações para arrecadar dinheiro para a formatura.
Se você tem interesse se participar da organização de sua formatura entre em contato com sua turma, caso a comissão já esteja formada fique por dentro do que está sendo feito. Pense bem antes de assumir essa responsabilidade, se escolher participar aproveite ao máximo a experiência. Agora que você já sabe quais as funções da comissão de formatura – e quem faz o que – mãos à obra!